Crédito Consignado

Contact Us

O que é Empréstimo Consignado?

Empréstimo consignado é uma modalidade onde o pagamento das parcelas é descontado diretamente na folha de pagamento do salário ou da aposentadoria de quem assinou o contrato. É uma das linhas de crédito mais baratas do mercado, por isso é uma mão na roda em várias situações. É destinada funcionários públicos e pensionistas do INSS. Isso se dá pela natureza alimentar do salário, ou seja, o salário é para a manutenção de vida do trabalhador, do servidor público e do aposentado. Veja neste site mais detalhes sobre essa modalidade. Baixa taxa de juros

 

Com taxas de juros inferiores às das demais linhas de crédito do mercado, o consignado pode ser útil em uma situação emergencial, como a compra de um medicamento mais caro por exemplo. Confira as taxas praticadas pelo mercado no site oficial do Banco Central.

Um dos motivos dos juros serem mais baixos nessa modalidade é que a instituição financeira corre menor risco de não receber o pagamento pelo desconto automático do salário e da aposentadoria.

Aposentados do INSS e funcionários públicos têm estabilidade no recebimento dos salários, o que torna a operação mais fácil de ser aprovada pela entidade financeira.

Dúvidas Frequentes

Como citamos anteriormente, o empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo com menor risco de inadimplência pelo fato de ser descontado diretamente na folha de pagamento ou do benefício do tomador pela instituição financeira. Por isso, você precisa ser aposentando/pensionista do INSS ou funcionário público federal/estadual/municipal para conseguir um crédito consignado.

1 – Baixa taxa de juros

Essa modalidade de empréstimo tem taxas de juros bem menores em comparação ao empréstimo pessoal. Se você precisa de dinheiro urgente, o crédito consignado deve ser a primeira opção. Créditos com taxa de juros altas podem gerar dívidas à longo prazo.

2 – Facilidade para contratar

Como o banco tem a garantia de recebimento, há pouca burocracia para contratar e a liberação do dinheiro na conta é bem rápida. Mas tome cuidado: faça uso consciente do seu crédito para as suas contas não virarem uma bola de neve!

3 – Prazos mais longos

As instituições financeiras costumam oferecer prazos mais longos no empréstimo consignado. Em alguns casos, os bancos oferecem até 120 meses para pagar, o que pode ser uma boa para quem deseja pagar valor de parcelas menor.

4 – Empréstimo para negativados

No caso do empréstimo consignado, as instituições financeiras não levam em consideração se o consumidor está com nome sujo, uma vez que o recebimento será descontado diretamente do seu salário. Portanto, é uma ótima opção de empréstimo para negativado com menor taxa de juros.

5 – Descontos com parcelas fixas

O pagamento do crédito consignado não pode ultrapassar o valor de 30% do salário ou benefício do requerente, independente do tempo de pagamento e valor tomado. Essa é uma vantagem do empréstimo consignado, uma vez que o valor descontado do seu salário vai ser fixo até que você quite todo o montante.

6 – Sem fiador ou avalista

No empréstimo consignado é que não há necessidade de fiador ou avalista, já que o pagamento é descontado da sua folha de pagamento.

Há alguns detalhes na hora de fazer um empréstimo consignado quando se é funcionário público ou aposentado pelo INSS. De qualquer forma, você deverá requerer e autorizar a instituição financeira de sua preferência a descontar o empréstimo do seu salário.

Veja como você pode pegar um empréstimo consignado, dependendo do seu perfil profissional:

Se você é servidor público, basta fazer o empréstimo consignado diretamente com o banco ou financeira da sua preferência. Se for aposentado ou pensionista do INSS, você deve se informar com o banco no qual recebe o benefício sobre quais instituições estão conveniadas com o INSS.

1 – Aposentado e pensionista do INSS em até 72 meses
2 – Servidores públicos estaduais em até 96 meses
3 – Servidores públicos federais em até 96 meses
4 – Militares em até 72 meses

1 – Documento de identificação (RG ou CNH)
2 – Comprovante de endereço atual em nome do titular
3 – Contrato assinado (caso assinatura não seja digital)
4 – Contracheque atual (caso seja servidor público)
5 – Selfie (caso assinatura seja digital)